10 outubro 2005

Sábado à noite, jogo da selecção contra o país mistério, que ninguém sabe muito bem onde fica (tirando aqueles que já lá foram), decido eu juntar-me aos demais e fui “ber a Bola com u Ssual”!

Gosto de assistir a uma partida de futebol sobretudo porque não percebo assim muito do assunto (o meu entendimento rasa mesmo o zero) e cada novo jogo é para mim uma descoberta desse tema tão unificador e responsável pelo movimento de massas. Nomes como Heldér Postiga, Maniche e tantos outros, são para mim incógnitas e só consigo distinguir aqueles que são mais giros, tipo Fernando Couto ou o giríssimo Capucho.
Mas como sempre faço nas pequenas coisas que vou aprendendo dia-a-dia, ouço frases e comentários alheios que, em circunstâncias diferentes, vou usando como meus.

Parece assim que até percebo daquilo e não me sinto assim tão alheia ao grupo, como de costume, no que trata destas coisas da bola.
Pois bem, sábado segredei com alguém, no meu ar mais convicto e seguro, a seguinte barbaridade:” Então porque é que ele não mete o Quaresma à baliza?! Aquele que é suplente do Benfica?” Tratou-se duma clara confusão com o Sr. Joaquim que estava no banco da selecção, esse sim merecedor de oportunidade a defender as redes no clube da Luz. Já sei que o Sr. Ricardo Quaresma é do Sporting, faltando-me descobrir qual a sua posição de jogo, mas é como digo: estamos sempre a aprender e só não erra quem não faz. Não era preciso gozar tanto…

Eu tento e acho bonito ser possível entender tanto de futebol como algumas pessoas entendem, mas não me peçam mais que uns tiros algumas vezes certeiros, circunstancialmente mais ou menos bem aplicados. Ficar em silêncio também me incomoda mas prometo dar mais atenção ao que se diz por aí sobre o esférico! Aliás, a selecção Angolana apurou-se para o mundial e prometo dar seguimento, assim como inteirar-me de tudo que haja para saber sobre o assunto da nossa selecção. Tenho que aprender os nomes, saber os resultados, histórico da equipa e todo o resto. Não me peçam é que me informe muito mais que isso porque não me sinto capaz. Vou ser capaz de dizer coisas interessantes do género:” O Sr Seleccionador tire-me esse Sr. Jogador Médio Esquerdo e meta aquele outro Sr. Jogador Médio Esquerdo! Pah! Que pinoia! Pah!

Mais comentários inteligentes e pertinentes terei preparados na devida altura, resta-me até lá ir apanhando mais qualquer coisita no ar que me pareça conveniente dizer na altura devida.Sei que o Ricardo é mau guarda redes e que roubaram um penalti à selecção, ou como é costume dizer:” Roubaram-NOS um penalte, cacete! E tal! Pah!”

3 comentários:

Martina Gamba Tanga Cardamomos disse...

NINGUÉM PÁRA OS ANGOLA NINGUÉM PÁRA OS ANOLA OUÉ Ó!
WENGE LENGE LENGE LENGE LÁ LÁ LÁ LÁ LÁ LÁ LÁ LÁ LÁ!
NINGUÉM PÁRA OS ANGOLA NINGUÉM PÁRA OS ANOLA OUÉ Ó!



e... não preocupa irmã, eu ensino bola a ti!!!
Sellecção de Agola fácile, oh expérimenta:
wanga lembe é media lateral baixo, Vanda Lumbia é central e guarda Redes é Riki Ricardelo.

Anónimo disse...

Meus amigos
O mundo do futebol é bastante mais complexo do que parece. O acto de ver um jogo de futebol representa algo mais do que os simples 90 minutos (por vezes mais) de jogo corrido, representa sim nada mais nada menos do que um mero pretexto para as pessoas, normalmente homens, se reunirem entre amigos num mesmo local, se encontarem em grande número por forma a fazerem muito barulho, e partilharem comentários inconsequentes e por vezes disparatados desprovidos de sentido.
Exemplos:
"Se a bola não batesse no poste era golo."
"Mas porque é que aquele caralho não acertou na bola?!"
"É o sistema! É o sistema!"
"A puta da mulher do Pinto da Costa deve ser virgem, deve..."
"XUTA CARALHO!! XUTA CARALHO!!"
"Teve um jogo todo sem fazer um caralho e agora faz golo!! Cabrão do gajo é mesmo bom jogador."
"Mas quem é que se lembrou de meter este gajo?"
" O Vitor Baía é gay!"
"O Sá Pinto tem os ligamentos de um morto no joelho."
"O Nuno Gomes andou a comer a mulher do João Pinto, também, com uma mulher feia como ele (Nuno Gomes) tinha!."
"O Secretário é impotente, eu sei porque me disseram."
"O melhor era meter um ala esquerdo pra tentar fazer com q o lado direito suba, CARALHO!"
"Era um trinco pa segurar a defesa e evitar q eles subam pelas alas e cruzem!"

Perante este tipo de comentários vão concordar comigo quando digo que não é a toa que o consumo de bebidas alcoólicas suba durante os jogos de futebol, porque é necessária uma boa dose de alteração da realidade para poder compreender tais eloquentes citações.
Portanto, não importa o nome do jogadoras, as suas características, em que posição joga, etc. o que interessa é conviver, mandar uns bitaites e apreciar o evento.

sibemolmaior disse...

Eu bom amigo Tximpa, a verdade é q eu vou ver a bola pq no sítio onde se vê a bola a cerveja é barata, a malta é animada, o convívio torna-se bom! É sempre pelo SSual!
Os comentários são sempre muito cómicos e o povo di-los com muita convicção, daí os ache tão eruditos!!
Mas concordo, o q conta é a malta!