14 setembro 2005

Tou podre… Hoje ia lá com uma bela dose de cafuné, quatro a cinco pazadas de carinho, sete sacos de mimos e uma caneca de leite com Nesconik a escaldar e torradas a pingar de manteiga! Mas melhor que isso, meus caros, meus caros…

uma sopa de feijão feita no dia anterior!!

Carregada de entulho que dá gosto mastigar, enquanto a colher escolhe o que se vai comer primeiro e pergunta ao prato se nos calhou a sorte daquele naco de carne salgada que tão bem combinava com tudo. Uma espécie de “fava-de-bolo-rei” ou um brinde para os mais sortudos (quando não calhava trincá-la e soltar a belíssima blasfémia), só que em vez de escondido entre massa e frutos secos, estava no líquido escuro, entre couve e outros legumes, da bela da sopa que fazia a minha linda mãe!

Há quem diga que não gosta de comer, mas isso é porque ainda não sabe que há comida que aconchega a alma e cura males e maleitas que a ciência moderna luta por combater. O belo prato de sopa, a fumegar, sobretudo no Inverno, quando parece que uma malga de caldo desce direitinha aos pés (gelados por costume), aquecendo os dedos um a um, até as meias ficarem quentinhas como brasa e parecer que nem precisam ser calçadas. Era uma malga de caldo, como tantas vezes ouvia e hoje é um dia assim… Tenho lá sopa, mas nunca consegui faze-la igual.

Vamos ver se dormir bem e um pouco mais que nos últimos dias, me “arremedeia” e amanhã ‘tá tudo fresco! Duvido…

3 comentários:

Martina Gamba Tanga Cardamomos disse...

Just love soup!
Hot water, warm stomach...
lovely, just lovely!

eu tb não consigo fazer como a minha avó chica, nem como a minha mãe... faço-a sempre meia igual... e muitas vezes tá boa!
mas não há nada como uma boa sopa da mãe e da avó...

Anónimo disse...

e feijoada?!É de um tal não fazer nada depois de comer que até sabe muuuiiiito bem.
Receita ideal: feijoada - zapping e peidos.
Isso é que é.

Anónimo disse...

eu acho q deveria ser "uma sopa de feijão no dia posterior", não era?