26 julho 2005

Estamos quase de férias! Doce desprendimento dum ano louco que foi este que agora passa! Enterra-se o ano velho e começa-se em Setembro um outro, desejava eu que, longe daqui onde tudo parece igual, apesar de já não o ser.

Fruto dos meus tempos de estudante, para mim o ano começa verdadeiramente depois das férias. Acabam-se as aulas, quem passou de ano não fez mais que o seu dever e quem chumbou no “próximo ano” tem outra oportunidade. Começa-se de novo, com o vigor de dias passados a fazer coisas que se gostam mesmo de fazer.

Acho que deviam inventar uma tradição qualquer para marcar esta viragem que não metesse passas (porque eu não gosto), nem envolvesse reunir a família, muito menos organizar festas bombásticas, às quais nunca tenho muita vontade de ir.
Criar-se-ia algo leve, que qualquer um pudesse fazer na sua intimidade, sem alaridos, mas que ao mesmo tempo fosse praticável em grupos – para aqueles que gostam de festas bombásticas – sem diminuir quem a levasse a cabo em privado. Algo simples como:

1) Acender uma velinha enquanto se equilibra uma taça de lixívia na ponta do nariz, utilizando a nossa melhor roupa e tudo isto… ao pé cochinho cerca de 10 segundos antes de tocar o despertador

2) Dizer baixinho, enfiados nos cobertores: ”Eu ainda estou de férias, eu ainda estou de férias, eu ainda estou de férias” - até o despertador tocar e ir parar ao chão com um murro de quem diz:” Bolas que não funcionou!”

3) Ou pura e simplesmente rezar/desejar/pedir muito para que tudo corra bem e que se goste um pouco mais do trabalho no ano que se avizinha, Amem (!só para quem reza!)!

Passa-se tanto tempo a resolver os problemas dos outros, trabalhos pouco satisfatórios, tarefas que pesam e tudo porque se tem que sobreviver. (há sempre aqueles que gostam do trabalho que têm mas dessa gente não falo porque tenho nojo).
Em tempo de férias faz-se o que apetece e nunca apetece acabar, é preciso coragem para o ano laboral e deveria ser merecidamente celebrada.
Este ano a minha passagem de ano vai ser no último dia de férias! Feel free to join me!

2 comentários:

Anónimo disse...

gostas pouco de passas gostas!
e da sua mãe hidratada, tb gostas pouco gostas!
e de seu sumo vermelho de mãe, tb gostas pouco gostas!
levarei passas então para nós colar.

Ju disse...

conta comigo na festa e que dure ate nao podermos mais!